
#VEMCONHECERANGICOS
Acerca de
Antiga Estação Ferroviária de Angicos. Um dos principais pontos históricos e culturais urbanos do município de Angicos é a Antiga Estação Ferroviária de Angicos. Esse prédio ainda é a construção original, que foi restaurada e transformada em Casa de Cultura Popular e leva o nome de Palácio Professor Paulo Freire.
A estação ferroviária de Angicos foi inaugurada no dia 26 de setembro de 1933, e fomentou a economia e o desenvolvimento do município e região por três décadas, facilitando o translado de pessoas e a venda dos produtos agropecuários, com seu escoamento para os grandes centros.
A antiga linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca e que posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Itaretama (1918) e finalmente Oscar Nelson e São Rafael (1949).
A sua desativação na década de 60 foi um duro golpe na hegemonia econômica local e também na mobilidade humana. A desativação gradual de todas as estações ferroviárias da região Central se deu repentinamente e deixou trilhos e equipamentos inteiramente abandonados.


